A técnica escolhida pelo "eu" para falar do «padrão» é partir do geral para o particular: deixa o padrão no area (1ª quadra); apresenta a simbologia geral do padrão (2ª quadra); refere o valor das «Quinas» (3ª quadra) e da «Cruz» (4ª quadra).
Subjaz ao último verso de cada quadra a ideia da eterna procura ("para diante"; "o por-fazer"; "o mar sem fim"; "sempre por achar") que se liga à "febre de navegar", à ânsia, à insatisfação.
Mais importante do que a imperfeita obra realizada é o "por-fazer", é a necessidade de navegar "para diante" , no "mar sem fim", na demanda do "porto sempre por achar".
"Navegar não pode ser entendido apenas no sentido literal. No poema, surge, também, como metáfora de toda a procura.
Embora "ousada", a "obra é [sempre] imperfeita", por isso a exemplaridade do herói reside, sobretudo, na sua atitude de permanente insatisfação diante do já feito. É isto que o eleva acima da medida humana comum.
O "eu" do poema é um herói predestinado: "A alma é divina", "O por-fazer é só com Deus", "Só encontrará de Deus [...] / O porto sempre por achar".
O padrão não assinala a viagem conseguida, pois o importante não é chegar é partir. O padrão é o «marco sempre penúltimo da viagem começada».
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