Toda a história se centra em duas pessoas, Luís, o guarda da praia, mais conhecido por Dunas, e a rapariga que deixa a sua cidade por uns tempos, com a finalidade de, naquela aldeia, encontrar a paz e o sossego possíveis para a escrita do seu livro.
Pouco tempo após a sua chegada, ela é surpreendida pela visita sistemática de Dunas.
Sem muita confiança, tenta convencê-la a deixar de escrever o seu romance, para optar por um texto que fale do mar. Com o passar dos dias tornaram-se grandes amigos e confidentes.
Aparecia e desaparecia quando queria, de um momento para o outro, da forma mais instantânea possível.
Apesar da cumplicidade entre os dois, ela não sabia nada sobre ele, curiosidade não lhe faltava, tinha era medo de tocar em assuntos ditos como “proibidos”, mas há medida que o tempo foi passando a escritora conseguiu as respostas que procurava.
Conseguiu respostas e muito mais, e quando acabou o livro, doeu saber que tinha que regressar à cidade, onde não havia um Dunas a invadir a casa quando menos esperava e a dizer tudo o que tinha a dizer.
Dunas disse-lhe que a morte doía, que quando as pessoas de quem gostamos nos deixavam é que damos pela sua falta e percebemos o verdadeiro significado que elas têm para nós.
Concordando com tudo isto, a escritora decidiu voltar, no Verão seguinte, para poder mergulhar sem medo, no imenso mar que com ele conhecera e juntos contarem tudo o que havia de novo e reviverem bons tempos.
Chegada essa altura, Dunas já não estava, tinha ido embora, para bem longe, mas prometera voltar para lhe contar tudo e ler o seu livro. No entanto, nunca era certo se ele iria mesmo voltar...
Opinião acerca da obra
É sem dúvida um livro que nos parece familiar, talvez muitas das nossas histórias, boas ou más experiências estão aqui retratadas.
Mostra-nos que nem tudo na vida é perfeito, os bons momentos são passagens, são curtos e que, como tudo na vida, têm um fim.
Nada nem ninguém surge por acaso, por uma simples coincidência.
Vanessa Jerónimo, 10º F
De
maria s. a 25 de Novembro de 2008 às 18:11
este livro é interessante, restrata momentos de desespero coincidência e surpresa. a vida como diz o livro é um mundo de coincidências. so nao percebi bem o principio do livro.mas penso que retrata o fim do livro. ou seja, quando a escritora resolveu voltar no proximo verao ele ja la nao estava. e deixou uma carta a dizer: "(...)minha querida concha(...)" dunas pedia para ela guardar as suas coisas que estavam naquela duna secreta em que o dunas lhe tinha mostrado um dia. este livro é daqueles em que o fim da história é o principio do livro, parece baralhar um pouco ao principio mas depois de acabarmos e resumirmos o livro chegamos sempre a esta conclusão! eu sou uma aluna do colégio: academia de musica de santa cecilia! adorei este livro e recomendo a todas as pessoas que gostam de suspanse!
De
flavio a 14 de Dezembro de 2008 às 19:32
este é um bom livro. Consegui lê-lo num dia, porque era preciso para apresentar na aula no outro dia, sou aluno do 10º ano, e acho que este livro tem uma boa moral. Aconselho para as pessoas da minha idade inclusive.
De meme a 1 de Fevereiro de 2009 às 15:20
apenas posso dzr q adorei o livro tem td a ver com a minha vida, embora a pessoa q eu mais quero não o perceba falo apenas do meu melhor amg q tem o dom da estupidez, mas é a pessoa mais importante da minha vida.
De ana a 7 de Março de 2009 às 18:45
Eu adorei este livro. Acho que tem uma escrita fácil, que toda a gente percebe e que dá para todas as idades. Gostei particularmente da parte em que Dunas diz que quando as pessoas de quem gostamos nos deixavam é que damos pela sua falta e percebemos o verdadeiro significado que elas têm para nós. Tive que o ler para fazer um trabalho de Português e simplesmente adorei.
De andreia a 23 de Março de 2009 às 19:14
Gostei muito de ler este livro, é muito giro...
De
Catarina a 5 de Abril de 2009 às 20:59
Eu voou ler este livro na escola para portugues e estes comentarios deve ser fixe e eu ja li a lua de joana tambem e fixe mas vosses sabem mais livros desta autora.
De Andreia a 19 de Abril de 2014 às 18:26
Aprende a escrever ;) abreijos
De Catarina a 18 de Fevereiro de 2010 às 22:06
achei o livro bastante interssante , e recomendo a qualquer um.
O que eu mais gostei do livro foi a total descontração do dunas.
Ainda bem que eu tinha teste de portugues sobre este livro , se não , não o tinha lido!
para quem não leu aconcelho a ler :)
De Angela a 4 de Maio de 2010 às 17:39
Eu também gostei muito de ler este o livro interessante e da gosto de ler outra vez. beijos e aconselho que vocês de ler.
De Daniela Ribeiro a 8 de Dezembro de 2010 às 11:29
Adoro este livro, tenho que fazer um resumo sobre ele e este blog ajudou-me imenso, não sabia bem como fazer porque sou do 7º ano e nunca tinha feito um resumo, tava a resumir tudo, capítulo, por capítulo, assim já sei o que fazer.
Obrigada
De sofia a 18 de Agosto de 2011 às 22:59
adorei este livro principalmente quando o dunas mostrou o "citio" à autora e aconselho-o todos
Comentar post