Quinta-feira, 15 de Abril de 2010

Semana da Leitura 2010

 

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Seia associou-se à Semana da Leitura, organizando, de um a cinco de Março, um conjunto diversificado de actividades relacionadas com a promoção do livro, da leitura e da escrita: Feira do Livro, Mural da Leitura, Rio das Palavras, Sessão de Poesia, Sessão de Contos, Máscaras de Pessoa, Os Textos dos meus Afectos e o Encontro com a escritora Ana Cristina Silva.

Os objectivos desta Semana, de acordo com o Plano Nacional de Leitura, foram aproximar o livro do utilizador e despertar o prazer de ler; possibilitar o encontro com escritores que aproximem os alunos dos livros e incentivem o gosto pela leitura e promover a divulgação do livro e o gosto pela leitura lúdica e/ou pragmática, enquanto instrumentos de trabalho e de ocupação dos tempos livres e ainda veículos promotores da literacia.

Tratou-se de uma Semana culturalmente rica e dinâmica, com uma participação activa dos alunos e dos docentes, tendo em muito ultrapassado os seus objectivos.

A Sessão de Poesia, que decorreu no dia 2 de Março, pelas 10:15 horas, no auditório da Escola, foi animada pelos docentes Orlanda Moreira, Elisa Branquinho, Fernanda Gonçalves e Carlos Teófilo e alguns alunos do 10º ano e 11º B. Os dinamizadores apresentaram poemas de diversos autores e alguns da sua própria autoria. Foi uma sessão que excedeu as expectativas dos presentes e que nos proporcionou momentos de descontracção e reflexão.

A Sessão de Contos decorreu no dia 3 de Março, pelas 10:15 horas. Esta actividade foi organizada pelos alunos do 10ºB e dinamizada pelas contadoras Orlanda Moreira, Cândida Perpétua (docentes da Escola), Amélia João (ex-funcionária da Biblioteca Municipal), Mariana Aires (Técnica da Biblioteca Municipal) e Mariana Simões (aluna da Escola). Esta actividade ultrapassou os objectivos definidos, proporcionou momentos de encantamento e divertimento, fazendo-nos recordar o tempo da infância.

No dia 4 de Março, pelas 10:15 horas, realizou-se a actividade Máscaras de Pessoa, dinamizada pelos alunos do 12º D, A e C. Esta actividade desenvolveu-se de forma interdisciplinar com a Área de Projecto do 12º D, cujo tema geral é “Ser Português… Portugal no Mundo” e o Projecto “As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura” da Biblioteca Escolar. Os alunos brindaram-nos com a apresentação de vários poemas de Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos (Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis), tendo uns sido ditos pelos alunos e outros apresentados em vídeo. Esta sessão contou ainda com a presença de uma aluna do 10º ano que, acompanhada à viola, cantou o poema “Infante” da “Mensagem” de Fernando Pessoa. A actividade ultrapassou os objectivos que lhe estavam associados, proporcionou momentos agradabilíssimos e mostrou que os jovens gostam deste nosso grande poeta, muitas vezes, incompreendido.

 

 

Inserido, ainda, na Semana da Leitura e no âmbito da disciplina de Português, teve lugar no dia 4 de Março, pelas 15:20 horas, a actividade: “Os textos dos Meus Afectos”. A turma do 12º B, sob a orientação da professora de Português, Rosa Isabel Martins, organizou e levou a cabo esta actividade, cujos objectivos, entre outros, foram: divulgar textos de diferentes expressões literárias; envolver diferentes sensibilidades na comunicação dos textos dos seus afectos; partilhar a expressão dos sentimentos, afectos, desejos, intenções e decisões aos outros.

Tratou-se de uma actividade que em muito ultrapassou os seus objectivos. Reunidos no auditório da Escola Secundária de Seia, vários membros da comunidade escolar (professores/alunos) e ainda membros da comunidade em geral, disseram/falaram dos textos dos seus afectos. Textos que em determinado momento das suas vidas foram marcantes/significativos por esta(s) ou aquela(s) razão(ões) e que proporcionaram a todos os presentes momentos intensos de grande emotividade. A sessão foi aberta pelo ex-professor Carlos Lopes que fez uma introdução à simbologia dos afectos, brindando, em seguida, a plateia com o “dizer” de alguns textos dos seus afectos.

Na noite do dia 4 de Março, na Biblioteca Escolar, decorreu um encontro com a escritora Ana Cristina Silva. A escritora falou de si e da sua obra, da forma como se iniciou na escrita e da importância que esta tem na sua vida. No início do encontro, um grupo de alunas do 10ºB brindou-nos com uma pequena dramatização da obra “A Dama Negra da Ilha dos Escravos, que muito agradou à ilustre convidada e a todos os presentes.

No dia 5 de Março, pelas 10:15 horas, alguns alunos do 10º ano tiveram o prazer de se encontrar com a escritora Ana Cristina Silva que lhes apresentou a sua obra e lhes explicou o nascimento de cada um dos seus livros e daqueles que estão em fase de revisão e de amadurecimento. Foi um encontro muito agradável, pois a Ana Cristina Silva conseguiu-nos envolver a todos nas suas histórias, no significado das temáticas abordadas, na importância do trabalho de pesquisa para a escrita de um livro e de todo o trabalho que ocorre quer durante quer após a escrita do mesmo, antes de ser impresso e ficar disponível aos leitores.

Ao longo de toda esta Semana decorreu a IX Feira do Livro, patrocinada pela FNAC, a qual proporcionou o contacto directo com o livro e a possibilidade de aquisição de alguns relacionados com os currículos dos alunos.

O balanço da Semana da Leitura é muitíssimo positivo, pois houve um grande envolvimento dos docentes e dos alunos na concretização das actividades da mesma.

publicado por novosnavegantes às 22:46
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Ela canta, pobre ceifeira

. Trabalhos realizados no â...

. Trailer-Homens Há Muitos

. Semana da Leitura: Sessão...

. Francisco Salgueiro na BE...

. Trabalhos realizados no â...

. "Praia da saudade" de Fra...

. Semana da Leitura: Progra...

. Francisco Salgueiro: entr...

. Concurso Nacional de Leit...

. "Chovem papéis"

. Serão de Memórias - Escol...

. Serão de Memórias -Escola...

. Serão de Memórias - Escol...

. Semana da Leitura: Sessão...

.arquivos

. Setembro 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds