Domingo, 5 de Outubro de 2008

Projecto: "As 5 portas da leitura: promoção do livro e da leitura

 

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária de Seia, com o apoio da Biblioteca Municipal, vai implementar o projecto “As 5 portas da leitura: promoção do livro e da leitura” com o objectivo, entre outros, de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita nos jovens, valorizando a literacia como meio fundamental para potenciar o sucesso escolar e promover a inserção sociocultural global.
A leitura é um bem essencial. Não é um luxo, é um dever, uma necessidade básica, um direito elementar, um hábito imprescindível. Ler não é um mero passatempo; é um alimento intelectual, pois através do livro/leitura conhecemos os grandes pensadores e os escritores clássicos; conhecemos os textos sagrados; aprendemos a sonhar outros mundos; aprendemos a descobrir o que nos cerca e a descobrirmo-nos a nós próprios.
            A leitura alimenta a nossa congenial fome de imaginação, a nossa necessidade inata de histórias e das emoções correspondentes, pois o homem é um animal simbólico e efabulador por natureza já que tem necessidade de ouvir e de contar histórias, desde o nascimento até à morte.
            A leitura proporciona-nos viagens no tempo e no espaço; permite-nos sonhar outras vidas, outras culturas, outros mundos.
            A leitura conduz-nos a expressarmo-nos melhor, oralmente e por escrito, para comunicarmos e argumentarmos de forma mais correcta e clara, com maior eficácia e persuasão, para fundamentarmos melhor as nossas ideias e pontos de vista.
            A leitura permite-nos descobrir constantemente a expressividade da linguagem, as suas ilimitadas capacidades metafóricas e simbólicas, num processo de auto-alimentação constante: quanto maior é a quantidade de leituras, maior é a capacidade de compreensão e mais apetrechada se mostra a capacidade crítica.
            Todos temos no nosso íntimo um leitor oculto que deve ser provocado a revelar-se, incitado de várias formas para que a leitura se torne não só um hábito, mas também um prazer.
            A leitura implica a interacção do sujeito com o texto para construir o seu significado; o leitor apropria-se dos textos, dando-lhe um significado que, por vezes, o autor nunca havia imaginado. Ou seja, interpreta à sua maneira, pondo em jogo toda a magia da interpretação. Portanto, a leitura é muito mais do que juntar letras umas às outras e os verdadeiros leitores são aqueles que sonham, ouvem e sentem enquanto lêem.
            Sonhar, inventar, mentir e criar são palavras intrinsecamente ligadas à leitura. O sonho resulta de todos os estímulos que são oferecidos pela leitura; a invenção é a resposta inteligente que advém depois de ouvirmos um bom contador/leitor; a mentira é acreditar que o sonho se concretiza; a criação é a característica humana que nos lembra que existe uma criança dentro de nós. Como afirma Mafalda Milhões [2005], “aos olhos das crianças, o sonho acontece, a invenção é uma mentira pequenina e a mentira é uma «coisa» feia, a criação faz parte do dia-a-dia e por isso não é valorizada”.
            Estas quatro componentes da leitura, associadas ao afecto, fazem da leitura uma necessidade na vida de qualquer ser humano. Por isso, valorizar o sonho, descodificar as invenções e perceber as mentiras é muito importante, pois vai ser mais fácil perceber as histórias, ouvi-las, contá-las, vê-las, senti-las e tocá-las. Os cinco sentidos devem funcionar de forma permanente na leitura, pois só assim compreendemos as várias sensações ligadas ao texto, os vários sentidos do texto e podemos tirar prazer da leitura.
            Este projecto pretende despertar os sentidos adormecidos em cada um de nós e reconduzir-nos ao seu uso pleno para assim usufruirmos das histórias lidas, encontrarmos prazer na leitura e sermos leitores para a vida.
            Queremos levar o jovem a sentir a leitura, a conhecer a textura das palavras, os cheiros das palavras, as cores das palavras, as sensações das palavras.
            Queremos que o jovem desperte para o prazer de ler e mantenha esse prazer ao longo da sua vida, pois “estimular o prazer de ler é a pedra de toque do esforço pedagógico que procura desenvolver a literacia” [Alçada, s. d.].
            Ler é um prazer que deve ser cultivado. O percurso para adquirir esse prazer deve também ser partilhado, pois ler é fazer amor com as palavras. A missão do professor é ser mestre do Kama sutra da leitura, pois a leitura deve ser um acto de prazer e não de imposição ou obrigação.
Este projecto vai ser desenvolvido em três turmas do 11º ano de escolaridade: 1 do Curso de Ciências e Tecnologias (turma A), 1 do Curso de Línguas e Humanidades (turma D) e 1 do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial (turma I).
Os docentes envolvidos no projecto são Elisa Branquinho, Rosa Isabel Martins, Ana Macedo e Manuela Silva (Coordenadora da BE/CRE).
A Coordenadora BE/CRE
Manuela Silva

 

publicado por novosnavegantes às 23:43
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Ela canta, pobre ceifeira

. Trabalhos realizados no â...

. Trailer-Homens Há Muitos

. Semana da Leitura: Sessão...

. Francisco Salgueiro na BE...

. Trabalhos realizados no â...

. "Praia da saudade" de Fra...

. Semana da Leitura: Progra...

. Francisco Salgueiro: entr...

. Concurso Nacional de Leit...

. "Chovem papéis"

. Serão de Memórias - Escol...

. Serão de Memórias -Escola...

. Serão de Memórias - Escol...

. Semana da Leitura: Sessão...

.arquivos

. Setembro 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.links


Contador web
Visite nosso site Gifs Lily
blogs SAPO

.subscrever feeds