Quinta-feira, 13 de Setembro de 2007

Férias no Brasil

As minhas férias foram passadas no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. Foi a segunda vez que estive de visita a esta terra maravilhosa.

Durante as férias, visitei vários lugares que da primeira vez não tive oportunidade de visitar.

 

Fui à Biblioteca Nacional, maior biblioteca da América Latina. O edifício que alberga esta biblioteca é maravilhoso e o seu acervo é extraordinário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Nacional_do_Brasil). É um espaço que vale a pena visitar.

 

Visitei o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro (http://www.realgabinete.com.br/), que possui a mais valiosa biblioteca de obras portuguesas fora de Portugal, com cerca de 350.000 volumes.  Este Gabinete foi criado por iniciativa de refugiados políticos, reunidos como sócios instituidores.

Entre as obras mais raras da biblioteca encontra-se a edição princeps de "Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus, e os manuscritos autografados do "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco.

Além do acervo bibliográfico, o Real Gabinete Português de Leitura possui uma importante colecção de numismática e pinturas de Malhoa, Oswaldo Teixeira, Eduardo Malta e Henrique Medina.

Este é um espaço que vale a pena visitar.

 

Num dos dias das minhas férias, fiz uma viagem para visitar Arraial do Cabo, local paradisíaco, com praias maravilhosas de águas cristalinas (http://www.almacarioca.com.br/arraial.htm) . Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens do litoral brasileiro: dunas, restingas, lagoas , praias e costões paradisíacos. Para os amantes do mergulho, Arraial revela um tesouro: o fundo do mar. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho, à pesca e à prática de desportos náuticos. 

No percurso para este fabuloso lugar, passei na Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i). A visão nocturna desta ponte é algo de extraordinário na paisagem envolvente.

 

Visitei, também, a Quinta da Boa Vista, no Bairro de São Cristovão. No espaço da Quinta podemos visitar o Jardim Zoológico e o Museu Nacional de Brasil, instalado nas dependências do antigo Paço de São Cristovão, um magnífico palácio em estilo neoclássico, que foi usado, no século XIX, como residência pela Família Imperial Brasileira ( http://www.marcillio.com/rio/enscrist.html).

Neste mesmo Bairro, fica o Centro de Tradições Nordestinas, local onde se pode apreciar a comida e as bebidas típicas do Nordeste, bem como a sua música, os seus produtos artesanais, os seus costumes e assistir a toda a espécie de shows regionais. Também visitei este espaço, que me deixou extasionada por toda a variedade de artigos regionais, roupas regionaos e músicas regionais. É um local fabuloso para passar uma noite de fim-de-semana.

 

Visitei, ainda, o Museu Militar Conde de Linhares, localizado, também, no Bairro de São Cristovão. A visita a este Museu não foi programada, uma vez que eu ia ver uma Exposição de Automóveis Antigos, que decorria no espaço exterior do mesmo. Após a visita à exposição não perdi a oportunidade de visitar as diversas salas do Museu, cujas exposições abordam a história do Exército Brasileiro, desde a sua formação, até ao momento actual, inclusive com peças usadas pelas Forças de Paz da ONU enviadas pelo Brasil a várias partes do mundo (http://www.somnium.eti.br/arquivos/eventos/Conde2001/index.html).

 

Houve, ainda, dois lugares que eu visitei, dos quais gostei muitíssimo: o Parque Lage e o Jardim Botânico.

No Parque Lage podemos visitar uma gruta, um aquário com peixes de água doce, chafarizes, trilhas ecológicas, parques infantis, lagos e a Escola de Artes Visuais que funciona na mansão do Parque, antiga residência de Henrique Lage. Deste parque podemos ver, levantando os olhos para o céu, o Cristo Redentor(http://www.rioon.com/bairroseatrativos/parquelage.htm).

O Jardim Botânico é um verdadeiro santuário ecológico. Este, para além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma óptima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza(http://www.jbrj.gov.br/).

 

Quase todos os fins-de-semana de férias foram passados no Sítio das Palmeiras, em Barão de Iriri, Surui. É um local que fica a cerca de cinquenta minutos do Rio de Janeiro, no meio do campo, rodeado da natureza. Um local calmo, agradável, sem o movimento do Rio e que nos permitia recuperar energias para a semana passada no bulício da cidade.

 

Não faltaram as idas às diversas Feiras de Artesanato que tinham lugar quer em Vila Isabel, quer na Praça Saens Peña. Os trabalhos que encontrei nesses lugares eram espectaculares, originais, com o aproveitamento dos mais diversos produtos. É claro, comprei e comprei e comprei....

 

Foram umas férias formidáveis que espero voltar a repetir nesta terra maravilhosa, onde sou recebida por amigos especiais, que me permitiram conhecer pesoas especiais. 

 

 

  

  

  

 

  

 undefined undefined undefined

undefined  undefined

undefined undefined 

 undefined undefined

undefined  undefined

undefined undefined undefined

 undefined  undefined undefined

   

   

 

publicado por novosnavegantes às 22:01
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Ela canta, pobre ceifeira

. Trabalhos realizados no â...

. Trailer-Homens Há Muitos

. Semana da Leitura: Sessão...

. Francisco Salgueiro na BE...

. Trabalhos realizados no â...

. "Praia da saudade" de Fra...

. Semana da Leitura: Progra...

. Francisco Salgueiro: entr...

. Concurso Nacional de Leit...

. "Chovem papéis"

. Serão de Memórias - Escol...

. Serão de Memórias -Escola...

. Serão de Memórias - Escol...

. Semana da Leitura: Sessão...

.arquivos

. Setembro 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.links


Contador web
Visite nosso site Gifs Lily
blogs SAPO

.subscrever feeds